quinta-feira, 21 de maio de 2015

Louis Braille

Projeto: A Biografia de Louis Braille



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
PELOS PROFISSIONAIS E ALUNOS
DO CAP/RN
CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO
IAPISSARA DE AGUIAR


1. Apresentação da Biografia de Louis Braille:







2. História em quadrinhos:

Leitura das imagens, da sequência temporal, construção das falas das personagens e da recontagem da história. Descrição das imagens, impressão em tinta e Braille do texto.


 




















Fonte das imagens: http://www.royalblind.org/national-braille-week

Texto original em Inglês. Traduzido e adaptado para a Língua Portuguesa.

Descrição da imagem: aluno utilizando a lupa 
para melhor visualização das imagens.



3. Um breve passeio pela história de Louis Braille:

Descrição das imagens e escrita da biografia de Louis Braille, fazendo uso da máquina Braille.





















Fonte da imagens: Google
Fonte do texto: Biografia de Louis Braille
Descrição da imagem: aluno produzindo o texto na máquina Braille,
nesta atividade ele descreve as imagens.


4. Citações de Louis Braille:

Leitura das citações (falas) atribuídas a Louis Braille. Reflexão sobre a mensagem implícita. Escrita em Braille das inferências construídas a partir das citações.








 Descrição da imagem: aluno produzindo um texto
utilizando a máquina Braille.

Descrição da imagem: aluna produzindo um texto
utilizando o computador. 
A professora ao seu lado, orientando a produção escrita 
e uso dos recursos da informática.

"Braille conseguiu os seus objetivos, se alegrou com cada descoberta. 
Vivia no mundo da escuridão. No primeiro dia que fui apresentado ao Braille saí de um mundo que não sabia de nada para o mundo das tecnologias. Através da leitura, dos livros, que vamos descobrindo os ensinamentos. Os cegos enxergam com as mãos, com o ouvir, o sentir, com todos os sentidos." Cícero

5. Charges:

Estudo do gênero, leitura da descrição das imagens, produção textual a partir da compreensão. 







Fonte das imagens: Google

Produção textual do aluno:

É necessário haver mais investimentos para que os deficientes visuais possam ter mais acessibilidade.
Como na charge, é impossível um deficiente visual entender um cartaz com uma escrita para videntes.
A informação em Braille deveria está em destaque, acessível.
Outra possibilidade é uma sinalização luminosa, que chamasse a atenção, pois, geralmente, as pessoas com deficiência visual, geralmente, enxergam a luminosidade.

Edivan da Rocha Baraúna



6. Leitura do texto “É o fim do Braille?” 

Fonte: Isto É

Olhando o Braille

O Braille surgiu em Paris, na França, criado por Louis Braille. Ele nasceu em 1809, no Povoado de Coupvrayz, a quarenta quilômetros de Paris.
Aos cinco anos de idade, Louis Braille perdeu completamente sua visão e dedicou-se totalmente aos estudos, mas não vivia satisfeito com o ensino porque não era possível escrever e lia-se com muitas dificuldades.
Depois de muitos estudos e muita dedicação, baseado na Escrita noturna de Barbier, Louis Braille conseguiu formar o alfabeto em forma de pontos facilitando a leitura e possibilitando a escrita para os deficientes visuais que antes não era possível.
A partir da criação do Braille surgiram novas tecnologias, tais como: a impressão,  a máquina de escrever, computadores e celulares com programas de voz, entres outros para complementar os estudos nas escolas.
O uso destas tecnologias no ambiente escolar traz inúmeros benefícios, como uma escrita mais rápida e deu ao aluno com deficiência visual a oportunidade de se aprofundar nos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar.
Mas é muito triste ver que o governo ainda não tem feito muito por essas pessoas, apesar de ter passado tanto tempo da criação do Braille, ele ainda sofre resistência por parte do governo e demais autoridades.
Na área da educação, as pessoas com cegueira têm como ler e escrever, mas não são incentivadas, pois o governo não treina os professores para trabalharem na prática o que aprendem na teoria, e assim não têm como ensinar aquilo que não sabe. Desse modo, quem sempre perde é o aluno que tem algum tipo de deficiência visual.
O governo não dá aos alunos com cegueira o suporte que precisam, deixando-os desamparados. Esquece que sem ler não há como aprender. O Braille é ainda muito importante, sendo o meio mais eficaz no ensino das pessoas com deficiência visual.

Albanízia Ferreira
Natal/RN, 20/05/2015


7. História em alto relevo:

Leitura das imagens em alto relevo representando momentos da vida de Louis Braille. Recontagem da história utilizando o computador e a escrita em Braille. 

 Descrição da imagem: aluno sentado no chão
sentindo com a mão as letra A em relevo no cartaz
ilustrativo.

 Descrição da imagem: aluna sentindo com as mãos
as texturas dos cartazes ilustrativos de momentos da 
vida de Braille.

Descrição da imagem: aluna produzindo um texto
utilizando o computador. 
A professora ao seu lado, orientando a produção escrita 
e uso dos recursos da informática.



Escultura de Louis Braille
produzida pelo artista plástico
Ronaldo Ricardo. Ele superou as dificuldades
da deficiência física e produz peças
utilizando materiais maleáveis
tais como argila, cimento e gesso.


Professora Graça, do Núcleo de Convivência,
Artes Visuais, dando os retoques finais na peça.

Referências

Texto: Biografia de Louis Braille

Texto: É o fim do Braille?
Fonte: Revista Isto É, Edição de outubro de 2010.

História em quadrinhos: Louis Braille
Texto original em Inglês. Traduzido e adaptado para a Língua Portuguesa.

Imagens utilizadas:
Fonte: Who was Louis Braille?

Charges:





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